O Microscópio e os Objetivos do Milênio

A extensão e os Objetivos do Milênio: uma visão do projeto “O Microscópio vai à Escola”

A oficina foi apresentada em outubro de 2012, durante a o 11º ENEC (Encontro de Extensão e Cultura), e 3ª SIEPE (Semana Integrada de Ensino, Pesquisa e Extensão da UFPR). Seu objetivo maior foi mostrar a possibilidade das atividades de extensão universitária contribuírem para a consecução dos Objetivos do Milênio da ONU, indicados na figura abaixo.

A atividade apresentou a forma de atuação do projeto “O Microscópio vai à Escola”, orientada no sentido da execução desses objetivos, além de incentivar a reflexão de como outros projetos também podem fazer diferença para a sociedade.

A oficina foi composta por oito estações que se relacionaram com os Objetivos do Milênio por sua cor e temática abordada. Houve uma introdução sobre o tema e os participantes eram convidados para percorrer um rodízio entre essas estações. Vários recursos didáticos foram explorados para a atividade, como: microscópios, banners, modelos anatômicos, materiais virtuais interativos, apresentações orais e questionários.

Ao final da oficina, uma apresentação oral abordou  os atores sociais do desenvolvimento, mostrando a articulação entre a universidade, governo, iniciativa privada e a sociedade para este fim.

Um espaço de discussão foi aberto, visando um debate sobre o papel da academia na sociedade, alinhado aos objetivos da ONU. Nessa discussão, os participantes poderiam expressar sua visão sobre o Projeto e sobre os projetos de que fazem parte, identificando nestes alguns Objetivos do Milênio.