A célula didática – Um repositório de objetios digitias educacionais

Trabalho de Conclusão de Curso do Mestrado Profissional em Ensino de Biologia  – PROFBIO/UFPR

 

De acordo com as avaliações oficiais e com relatos da literatura, os  jovens do ensino médio  demonstram conhecimento insuficiente na área biológica, e, especificamente sobre estrutura e função celular. Esses dados  indicam  que há deficiências  no processo de ensino aprendizagem em  conceitos básicos de biologia celular. No entanto, o conhecimento sobre a célula é a  base da construção do conhecimento biológico. Com base nessa premissa, o presente trabalho teve como objetivos a seleção e análise de objetos educacionais digitais  e a disponibilização desses objetos em um website para apoiar e complementar o processo de ensino e aprendizagem de biologia celular. E, dessa forma, contribuir para a melhoria da aprendizagem sobre estrutura e função celular, mediadas pelas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC’s. Foi desenvolvido um website educacional, classificado como repositório temático na área de Biologia Celular, que disponibiliza recursos digitais motivadores, de  relevância científica e facilitadores do processo de ensino aprendizagem, agrupados por conteúdos relativos à estrutura e função celular. Espera-se assim contribuir para a facilitação e otimização do trabalho do professor no planejamento das aulas, e, como consequência,   melhorar  a aprendizagem em biologia celular no ensino médio.

Acesse a Célulada Didática AQU !

Acesse a Célulada Didática AQUI !