Apoio                                                              Formação de professores

Brasil CNPq araucaria nuepe

Formação de professores


Estes materiais didáticos têm a finalidade de contribuir com a aprendizagem em Ciências e Biologia. Embora disponibilizados para a aplicação, continuam em um  processo sujeito à mudanças para atender melhor  a comunidade alvo. A participação dos usuários com sugestões para melhoria destes trabalhos é essencial. Portanto, a sua contribuição é desejável e bem-vinda.

Contatos:     nuepe1.ufpr@gmail.com   e    ruths@ufpr.br

Você sabe o que é  uma bactéria?

São células procarióticas e estão disseminadas no solo, na água, no ar, nas rochas, associados a organismos pluricelulares. Enfim, em todos os ambientes e organismos terrestres. Recobrem nossa pele, acumulam-se nas dobras, estão presentes nas fossas nasais, gengivas, nos  dentes,  no intestino e muito mais. São muito pequenas e devido a isso são melhor observadas ao microscópio eletrônico  como mostrado na figura abaixo.

Escherichia coli MEV

Clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior

As células procarióticas apresentam as estruturas básicas de qualquer célula: material genético, membrana plasmática e citoplasma com ribossomos mas  não apresentam organelas de uma célula eucariótica.

Além desses componentes também apresentam parede celular, com exceção de um tipo de bactéria muito pequena denominada micoplasma.

As bactérias são muito menores e mais simples que as células eucarióticas. Compare o tamanho delas com um neutrófilo, células de defesa do sangue que destroem as bactérias que podem causar doenças e, dessa forma, protegem o nosso organismo.

Vídeo bacteria

Neutrófilo perseguindo uma bactéria. Este vídeo é um clássico, antigo, produzido em 16mm no ano de 1950 por David Rogers da Vanderbilt University, USA. Tem sido extensivamente usado ao longo da história da biologia celular. Vídeo um clássico, antigo, produzido em 16mm no ano de 1950 por David Rogers da Vanderbilt University, USA. Tem sido extensivamente usado ao longo da história da biologia celular.

Clique aqui e veja  também  o vídeo em maior resolução.

Na figura abaixo você pode observar bactérias aderidas a uma célula da mucosa oral e os seus principais componentes:

Bactérias

O material genético, o DNA, é organizado no nucleóide

O cromossomo bacteriano é formado por DNA circular. No interior da célula bacteriana ele se enrola sobre si mesmo e se associa a proteínas específicas formando uma região chamada nucleóide, sem membrana ao seu redor, em contato direto com o citoplasma. O DNA das células procarióticas tem as mesmas funções das células eucarióticas, ou seja, armazenar a informação genética.

Membrana plasmática

Além de desempenhar as funções de  delimitação celular e permeabilidade seletiva, como em qualquer célula, a  membrana plasmática  nas bactérias também é responsável por importantes reações bioquímicas relacionadas ao fornecimento de energia para a célula.

Parede celular

 Protege a célula e é responsável pelo seu formato.

Citoplasma

Formado pelo citosol e ribossomos.

As estruturas descritas acima estão presentes em todas as células procarióticas. Mas, dependendo do tipo de bactéria, outras estruturas como flagelos, fímbrias e cápsula são observados na figura abaixo.

573px-Prokaryote_cell_diagram_international.svg

Atribuição – Mariana Ruiz
Obra de domínio público. Clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior.

 Para que serve a cápsula?

Placa e carie - Cópia - Cópia

Clique na imagem para visualizá-la em tamanho maior.

A cápsula é uma substância gelatinosa que recobre a parede celular que algumas bactérias apresentam e tem importante função na adesão, dentre outras. Quando não se escova os dentes de maneira correta as bactérias se multiplicam rapidamente e se aderem umas as outras através das suas cápsulas formando a placa.

Veja a placa bacteriana! Veja o que ela pode causar!

Para prevenir e eliminar a placa bacteriana é necessário usar o fio dental e realizar a escovação. Ao escovar os dentes as bactérias são varridas e os dentes permanecem limpos. É necessário também escovar a língua e a as bochechas para evitar o mau-hálito. Uma boa higiene bucal assegura também melhores condições de saúde para todo o corpo.

Duplicação das bactérias

As bactérias se reproduzem muito rapidamente por divisão binária. Veja como isso acontece ao microscópio.