Cárie – Placa e escovação

             Apoio                                                              Formação de professores

Brasil CNPq araucaria nuepe

Formação de professores


Estes materiais didáticos têm a finalidade de contribuir com a aprendizagem em Ciências e Biologia. Embora disponibilizados para a aplicação, continuam em um  processo sujeito à mudanças para atender melhor  a comunidade alvo. A participação dos usuários com sugestões para melhoria destes trabalhos é essencial. Portanto, a sua contribuição é desejável e bem-vinda.

Contatos:     nuepe1.ufpr@gmail.com   e    ruths@ufpr.br

 

 

 

A PLACA BACTERIANA

 

Calculus-2

Foto da placa bacteriana aderida aos dentes.

Quando não se escova os dentes de maneira correta as bactérias se multiplicam rapidamente e se aderem umas as outras através das suas cápsulas formando a placa. A cápsula é uma substância gelatinosa, formada por polissacarídeo (também pode apresentar peptídeos associados)  que recobre a parede celular que algumas bactérias apresentam.  Apresenta importante função na adesão, dentre outras.

Para prevenir e eliminar a placa bacteriana é necessário usar o fio dental e realizar a ESCOVAÇÃO. Ao escovar os dentes as bactérias são varridas e os dentes permanecem limpos. É necessário também escovar a língua e a as bochechas para evitar o mau-hálito. Uma boa higiene bucal assegura também melhores condições de saúde para todo o corpo.

MMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMMM

Veja no vídeos abaixo a maneira correta de escovar os dentes!