Brasil CNPq araucaria nuepe

 

Materiais didáticos virtuais em ciências  para as escolas do PROUCA

Célula dançando

Estes materiais didáticos têm a finalidade de contribuir com a aprendizagem em Ciências e Biologia. Embora disponibilizados para a aplicação, continuam em um  processo sujeito à mudanças para atender melhor  a comunidade alvo. A participação dos usuários com sugestões para melhoria destes trabalhos é essencial. Portanto, a sua contribuição é desejável e bem-vinda.

Contato

nuepe1.ufpr@gmail.com

Clique nas imagens para acessar as páginas 

 

Estrutura da células 

22 05 2014 Célula vegetal com parede grossa

Unidade estrutura das células.

Compreender a estrutura celular é vital para que se possa construir o conhecimento  sobre os seres vivos  em todas as suas dimensões. Este hipertexto e tem a finalidade de apresentar a célula e suas principais estruturas  através de vídeos, textos curtos e  imagens vibrantes,  que chamem a atenção do estudante.   Ao final encontra-se disponibilizado  em PDF um texto didático estendido  sobre a estrutura de células eucarióticas animais e vegetais e célula procarióticas

 

 

 

 

 Animação 3D interativa

 Através do mouse ou touchpad é possível girar a célula em todos os ângulo, dar zoom e outros recursos. Clique na imagem para acessar a célula 3D

Através do mouse ou touchpad é possível girar a célula em todos os ângulo, dar zoom e outros recursos.

A   célula 3D aqui construída, além de trazer as informações científicas pertinentes, propicia uma experiência impactante  de navegação  e interatividade  com a estrutura celular.   Isso adquire especial importância  se considerarmos que a atual  geração de alunos do nosso sistema educacional é a geração visualmente mais estimulada que já existiu.  Assim, a célula 3D pode servir como um recurso poderoso para a aprendizagem da estrutura e função celular

 

 

Atlas virtual

atlas

 

Este atlas possui um apelo visual contemporâneo e grande interatividade, em sintonia com a realidade cultural em que estão inseridos os alunos. A abordagem integrada do atlas propicia analisar os tecidos epitelial, conjuntivo e muscular em uma arquitetura definida, com as relações espaciais e funcionais  inseridos em diferentes órgãos. Além disso, permite, através da interação dinâmica que a navegação entre as lâminas histológicas permite, a construção pelo aluno de seu próprio roteiro de aprendizagem.

Zoológico virtual

Zoo

 

Apresenta imagens, vídeos e  textos contendo as principais informações sobre os animais de  zoológicos. É um material que pode ser utilizado como texto didático, de pesquisa e estudo neste tema, com ou sem a visita ao zoológico.  No caso da possibilidade da visita, a navegação pode acontecer antes ou depois da visita.  Apresenta também um folder com informações sucintas sobre os principais grupos de animais, o qual pode ser impresso para se utilizado por ocasião da visita. Este material foi criado sobre o zoológico de Curitiba, mas pode ser adaptado  pelo professor  para outros zoológicos.

 

 

 

Fagocitose – Licença para matar

Fagocitose - Licença para matar Esta é uma animação baseada em resultados de microscopia. Focaliza o processo da fagocitose, mostrando as fases de adesão, internalização e digestão. Apresentado de forma lúdica, está relacionado a vários conteúdos da biologia. Pode ser aplicado ao 7º ano do ensino fundamental e a 1ª série do ensino médio, porque pode ser adaptado aos diferentes graus de profundidade determinados pelo professor. Clique na imagem para acessar o vídeo.

Fagocitose Licença para matar Animação baseada em resultados de microscopia. Focaliza o processo da fagocitose, mostrando as fases de adesão, internalização e digestão. Apresentado de forma lúdica pode ser aplicado ao 7º ano do ensino fundamental e à 1ª série do ensino médio.                            

Movimentos celulares     

Fagocitose observada ao microscópio de luz Vídeo mostrando macrófagos vivos internalizando leveduras. Clique na imagem pra acessar o vídeo.

Fagocitose observada ao microscópio de luz. Vídeo mostrando macrófagos vivos internalizando leveduras.

Movimentos celulares- Macrófago com várias leveduras internalizadas exibindo diferentes movimentos. Clique na imagem para ver o vídeo.

Vídeo sobre os movimentos celulares. Macrófago com várias leveduras internalizadas exibindo diferentes movimentos.