Descomplicando…Como acontece o contágio nas doenças virais?

Como acontece o contágio nas doenças virais?

As doenças virais possuem diferentes formas de contágio. Pode ser por secreções, como o vírus da gripe, por exemplo. Este vírus também transmitido por gotículas de saliva, espirro, catarro, contato pessoal próximo, como toque, aperto de mão, ou pelo contato com objetos e superfícies contaminadas, seguido de contato com a boca, nariz ou olhos. Veja ao lado um vídeo que descreve as formas de contaminação da gripe. 

Fonte: Canal do YouTube Drauzio Varella.

De fato, existem muitas formas de transmissão, mas isso depende do vírus. Por exemplo, o HIV é transmitido através de secreções como sangue, esperma, secreção vaginal e leite materno. Os vírus também são transmitidos por vetores, como o vírus da dengue, transmitido pelo Aedes aegypti, que você você vê na imagem ao lado. 

Entre as doenças causadas por vírus temos a hepatitescaxumba, catapora, febre amarela e sarampo. As viroses são diferentes entre si e para se prevenir é preciso ações específicas. Para muitas doenças já existem vacinas, mas para outras ainda não, como é o caso da AIDS. Portanto, cabe ao indivíduo se vacinar e proteger de formas adequadas. Em resumo, cada vírus tem as suas particularidades e formas de transmissão específicas.