Célula Eucariótica

Estudante, acesse AQUI informações para você!

Informações para o  corpo docente – Acesse AQUI! 

biocel int

CÉLULAS EUCARIÓTICAS

Thiago dos Santos de Lima e Ruth J. G. Schadeck. 

fundo aba eucariótica

Apoio – Bruna da Silva e Mylena Agustin

keyboard-1754900

Clique na imagem, ou em “tela cheia” nos vídeos, para visualizá-los em tamanho maior.

tela cheia

 Em outra página estão abordadas as células procarióticas e aqui iremos abordar as principais características das células eucarióticas

Olhe ao seu redor, onde você se encontra agora.

Janela, Jardim, Cortinas, Blue, Vidro, GirassóisImagem de Clker-Free-Vector-Images por Pixabay 

Quais outros seres vivos você observa? Uma planta?  Um cão?  Uma abelha?   E todos são formados por células! Então, de cara, já identificamos  que temos a mesma estrutura básica: células. Nesses casos, células eucarióticas. Isso não é fantástico?   Mas, o que são as células eucarióticas? 

Elabore uma definição sucinta e depois confira AQUI!

Detetive, Pesquisar, Homem, Pesquisa, AmpliaçãoImagem de GraphicMama-team por Pixabay 

Desafio

Observe as células vivas abaixo. Você consegue identificar uma região sem granulações e outras partes das células  cheia de granulações?  Que estrutura celular é essa região destituída de granulações? O que são as granulações? 

Basófilo no sangue – Célula maior e mais centralizada do vídeo. Fonte – Canal do TouTube Иван Алексеев

Neutrófilo no sangue – Células maiores que estão migando. Fonte – Canal do YouTube BTNE Microscopy

Se você respondeu que a região sem granulações é o núcleo e as granulações são organelas, ACERTOU!!!!

Viaje no vídeo através de uma  célula eucariótica animal e perceba a grande complexidade da célula eucariótica!

As granulações que você viu nas células vivas acima são observadas através de um outro tipo de microscopia que permite a reconstrução tridimensional.

São observados: vesículas de secreção (azul claro e escuro, organelas do sistema lisossomal chamadas de corpos multivesiculares (laranja), mitocôndrias (verde), núcleo (amarelo), complexo de Golgi (vermelho acinzentado). Na ampliação maior você pode visualizar:  ribossomos (laranja); microtúbulos (verde);  ciaternas do complexo de Golgi (diferentes cores); corpos multivesiculares (amarelo).

Fonte  – Canal do YouTube de Andrew Noske. Referência (em inglês) :https://doi.org/10.1016/j.jsb.2007.09.01

Retomando: “As células eucarióticas são aquelas que apresentam a membrana plasmática,  os cromossomos no interior do núcleo delimitado pelo envoltório nuclear, um citoesqueleto muito elaborado e uma variedade de compartimentos membranosos, as organelas.”

Resumo das estruturas celulares

Na página inicial de Biologia Celular Interativa você encontra o detalhamento de cada estrutura que compõe as células. A figura a seguir representa, de forma simplificada, esses estruturas. Cada estrutura tem a sua função específica, mas todas trabalham em conjunto para o bom funcionamento das atividades celular.

 

  1. Membrana plasmática – Delimitação e permeabilidade seletiva.
  2. Ribossomos – Síntese de proteínas.
  3. Peroxissomo – Variedade de reações bioquímicas com subproduto H202 o qual é degradado.
  4. Lisossomos – Digestão celular por ação de enzimas. Apresenta meio ácido.
  5. Mitocôndria – Transformação de energia com síntese de ATP.
  6. Envoltório nuclear – Duas membranas com poros através dos quais acontecem as trocas núcleo/citoplasma.
  7. Cromossomos – Cada cromossomo é formado por uma molécula de DNA associado à proteínas.
  8. Nucléolo – Síntese de rRNA e montagem dos ribossomos.
  9. RE rugoso – Síntese de proteínas para secreção, lisossomos e membrana plasmática. Início da glicosilação de glicoproteínas. Síntese de fostolipídeos. Envia seus produtos para o complexo de Golgi.
  10. Complexo de Golgi – Continuação da síntese do oligossacarídeos das glicoproteínas. Síntese de polissacarídios da matriz extracelular e animais e da parede celular de vegetais.
  11. Vesículas de secreção – Especializadas em armazenar e se fundir com a membrana plasmática descarregando o seu conteúdo no exterior celular.
  12. RE liso – Metabolismo de lipídeos, detoxificação de drogas, armazenamento de cálcio. Essas funções dependem do tipo celular.
  13. Centríolos – Próximos ao núcleo, junto com outras proteínas associadas inicial a formação do microtúbulos, Importante papel na divisão celular.
  14. Filamentos do citoesqueleto –Rede de filamentos de actina, filamentos intermediários e microtúbulos: arquitetura intracelular, formato celular, movimentos celulares, trânsito de vesículas intracelular, participa de estruturas de adesão.
  15. Citosol – Preenche o citoplasma entre as organelas, núcleo e a membrana plasmática. Contém água, diversificadas proteínas, numerosas enzimas e uma infinidade de pequenas moléculas e íons. Nele acontecem um grande número de reações bioquímicas.

As estruturas celulares ocupam o espaço tridimensional e se relacionam entre si. Cada uma tem o seu formato e volume específicos. Além disso, e existem muitas relações funcionais e metabólicas entre elas.

Veja na animação interativa ao lado uma representação 3D de uma célula animal.

Você sabe o que é o citosol? Não? Acesse AQUI e tire suas dúvidas. 

Os animais pluricelulares são formados por muitas células eucarióticas que se especializam e se organizam em conjuntos formando os tecidos. Os tecidos se arranjam em relações específicas e  formam os órgãos, e esses, por sua vez, se associam e formam os sistemas do corpo. Veja abaixo uma representação de alguns tipos celulares formadores de tecidos.

Acesse AQUI a imagem original. Licença da imagem – CC BY 4.0

Quer conhecer melhor os tecidos que formam os animais? Acesse o atlas virtual do NUEPE.

Licenças e agradecimentos  – Acesse AQUI!