ESTRUTURA GERAL DAS CÉLULAS

Ensino Fundamental 

  Claudia D. Cavichiolo, Ruth Schadeck, Márcia Mendonça, Mateus Chicarelli Diana Duarte, Laura de Lannoy, Carla Toncovitch.

Nível – Ensino Fundamental

Estudante, acesse AQUI informações para você!

Informações para o corpo docente – Acesse AQUI!

Os seres vivos são todos formados por células!

Estou achando que você já sabe disso… Mas, caso você ainda não conheça ou tenha se esquecido do que é uma célula, acesse AQUI alguns conceitos bem básicos antes de começar a navegação nesta página.

************************************************************************

Você, ou algum conhecido seu, já teve uma dor de garganta provocada por bactéria?  Ou já fez um exame de sangue?

A bactéria é uma célula? O sangue contém células?

***********************************************************************

Sim, a bactéria é uma célula e o sangue contém células. 

Veja as bactérias se multiplicando! Cada bastão é uma bactéria. Note a velocidade com que se multiplica!

E.-coli-growth

Atribuição – Stewart EJ, Madden R, Paul G, Taddei F, CC BY 3.0 . Fonte – https://commons.wikimedia.org/wiki/File:E.-coli-growth.gif

Observe no vídeo abaixo as células do sangue circulando dentro dos vasos sanguíneos. 

Fonte – Canal do YouTube Naked Science

 

As células são agrupadas em dois grandes tipos:  eucarióticas e  procariótica

Para começar a entender o que são essas células, analise o vídeo e a  figura abaixo:

Vídeo  – Animação de um neutrófilo (célula animal de defesa) perseguindo bactérias para destruí-las (asbactérias são as duas bolinhas pretas).  Compare os tamanhos entre elas. 

Fonte – Canal do YouTube EditorialDiscussions. Credito –  Vanderbilt University

Figura – Célula da mucosa oral e  bactéria, observadas ao  microscópio, em ampliação de 400x. Aponte duas diferenças.

Quer conferir AQUI?

Como você pode visualizar, essas células apresentam diferenças:  o neutrófilo e a célula da mucosa oral, células eucarióticas,  são células muito maiores que as bactérias, células procarióticas. 

Nos exemplos acima foi possível observar com detalhes as diferenças entre as células eucarióticas e procarióticas. Vamos comparar as estruturas dessas células? Livros, Pilha, Aprenda, Estudo, Biblioteca, Educação

Imagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay

A figura abaixo mostra  uma célula eucariótica animal e uma  célula procariótica. Veja que as células procarióticas são mais simples e  cromossomo  (DNA)  está em contato direto com o citoplasma. Já nas células eucarióticas   os cromossomos, contento o DNA,  estão dentro do núcleo. Possuem uma estrutura mais complexa, apresentam  organelas  e são maiores que as células procariótica.

  • Estruturas em comum:  membrana plasmática, cromossomos (DNA), ribossomos (síntese de proteínas). Veja que ambas apresentam citoplasma, mas com características  e complexidade diferentes.
  • Estrutura que só está na célula procariótica: nucleóide e parede celular.
  • Estruturas que só estão presentes nas células eucarióticas: núcleo, citoesqueleto e organelas. 

NAVEGUE AQUI EM UM  ANIMAÇÃO INTERATIVA  E APRENDA MAIS SOBRE AS CÉLULAS!

Células procarióticas: um  abordagem mais detalhada

Esquema mostrando estruturas de uma célula procarionte flagelada. Atribuição – Marina Ruiz. Domínio Público. Acesse AQUI a imagem original. 

A célula procariótica apresenta o nucleóide, região da célula onde se localiza o cromossomo bacteriano em contato direto com o citoplasma, os ribossomos, a membrana plasmática e parede celular. Existem ainda, bactérias que apresentam prolongamentos filamentosos como os  flagelos, responsáveis pela locomoção. Muitas bactérias apresentam uma camada gelatinosa, a cápsula, que fornece proteção e promove a adesão das bactérias. Por exemplo, a placa bacteriana apresenta bactérias com cápsula. A placa bacteriana aderida aos dentes é formada por bactérias causadoras da cárie.

Células eucarióticas

Quantas células tem um organismo formado por células eucarióticas?

Existem organismos formados por apenas uma célula e são conhecidos como unicelulares, como as bactérias e os protozoários. Veja o Paramecium  sp., um protozoário ciliado:

Fonte – Canal do YouTube Cristian Linkenheld – Mikroskopie.

Outros organismos, como as plantas e os animais, são formados por muitas células, por isso denominados, multicelulares.   Contemple no vídeo abaixo  alguns  belos seres  multicelulares!

Fonte – Canal do YouTube mvrxiru van Ray..

 

Desafio – Sugira um número de células para o corpo humano e para um “verme” que meça 1mm. 

Depois, acesse AQUI e veja o que dizem os cientistas.

Vamos conhecer um pouco mais sobre a estrutura das células eucarióticas?

Microscópio, Investigação, Examinar, Pesquisa, EscolaImagem de Peggy und Marco Lachmann-Anke por Pixabay 

As células eucarióticas apresentam:

  • I. Núcleo delimitado pelo envoltório nuclear (antigamente chamado carioteca).
  • II. Membrana plasmática
  • III.  Citoplasma

I – Núcleo

No núcleo estão os cromossomos, que são formados por DNA associado à proteínas. Quando a célula não esta se dividindo, esse conjunto é chamado de cromatina.  

II – Membrana plasmática

Imagine uma bola de plástico preenchida por bolas de vários tamanhos.  O plástico não é uma película que contém o conteúdo da bola?  De forma similar, a membrana plasmática  envolve a célula, separando o conteúdo interno do ambiente externo. Portanto, delimita a célula. Mas, atenção! A membrana plasmática é tão, mas tão delgada, que só vista ao microscópio eletrônico. Além disso ela não é rígida e impermeável com o plástico!! Sua composição é outra, ela é flexível, muito dinâmica e permite a passagem seletiva de moléculas através dela. Na imagem abaixo você pode ver a membrana plasmática em uma célula observada através microscopia eletrônica:

  • a membrana plasmática é  linha mais escura ao redor da célula;  
  • o núcleo é a estrutura maior, com uma reentrância;
  • o citoplasma é todo o restante entre o núcleo e a membrana. Observe que não é um espaço vazio, mas esta repleto de estruturas. 

Acesse AQUI a imagem original. Licença – CC BY 2.0.

Permeabilidade seletiva – o que é?

Denomina-se permeabilidade seletiva a capacidade da membrana de selecionar o que entra e sai da célula, bem como o que não deve entrar ou não deve sair. Veja a animação abaixo! 

III – Citoplasma

O citoplasma é repleto de organelas. Organelas são vesículas delimitadas por membranas, dentro das quais acontecem reações químicas necessárias vida. Além disso,  são observados ribossomos e filamentos formados por proteínas que constituem o citoesqueleto. Veja o vídeo abaixo. Nele você pode observar:

  • uma célula animal com todas as suas partes;
  • célula procariótica; 
  • célula vegetal. 

Fonte: Canal do YouTube Ciência Traduzida

Como são as células vegetais?

A  figura abaixo mostra a célula vegetal, que apresenta citoplasma complexo (como a célula animal), membrana plasmática e núcleo. De fato,  possui todas as estruturas da célula animal, com exceção dos centríolos. Além disso, apresenta parede celular, cloroplastos e vacúolos, estruturas ausentes na célula animal.

Quer saber o nome das estruturas da células eucariótica? E a síntese de suas funções? Clique AQUI.  Agora, se você quiser conhecer mais  células procarióticas acesse AQUI.